Avaliação final da matéria Projeto de Produto 4 no período de 2022.1 do curso Desenho Industrial da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Resumo

A proposta do projeto é a criação de uma interface que permita uma comunicação alternativa para crianças com Paralisia Cerebral que possuem dificuldade ou ausência de fala. Mesa-baú é uma mesa que possui espaço para armazenamento de itens, tem pés retráteis e superfície com quadro branco magnético reclinável em 3 angulações (0°, 30° e 45°), podendo ser usada de mesa para atividades oferecendo estímulos aos membros superiores ou de quadro para desenho e uso de ímãs, sendo estes podendo ser incluídos nos desenhos ou usados separadamente para atividades de treino de cognição.

A pesquisa foi realizada em conjunto com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), no setor de Fisioterapia Pediátrica. Durante as primeiras visitas, foi observada a dificuldade de comunicação de alguns pacientes com os profissionais e a situação debilitada que alguns equipamentos interativos do setor apresentavam: alguns estavam danificados, outros não possuíam estabilidade para manter-se fixo a uma superfície, outros estavam a uma altura maior do que a adequada. Após a análise no setor seguindo o sistema homem-tarefa-máquina, usamos o método de Design Participativo com a equipe do setor para criarmos alternativas que viabilizassem a comunicação alternativa e, em conjunto, foi eleita a alternativa final.

O produto em seguida foi validado por fisioterapeutas e testado com um paciente. O teste foi um sucesso, os fisioterapeutas mostraram-se surpresos positivamente com o produto físico e o paciente demonstrou tremendo interesse, recusando deixar o produto ao fim da sessão de fisioterapia. A Mesa-baú atingiu todos os seus objetivos, possibilitando uma altura adequada, podendo ser usada com o paciente em pé ou sentado, regulagem de angulação e a viabilização de mensagens por parte dos pacientes.
GERAÇÃO DA ALTERNATIVA
Uma quadro branco e/ou magnético que possui uma caixa para guardar seus acessórios no interior, com suporte para ser utilizado tanto deitado como em pé e pernas imitando “mesas de cama” caso seja necessário para o paciente que for utilizar.
DETALHAMENTO DA ALTERNATIVA ESCOLHIDA
O modelo Mesa-Baú é baseado em uma mesa de cama, objeto comumente utilizado para variadas atividades - como refeições e utilização de notebooks - em situações onde o usuário pode ou não estar impossibilitado de permanecer sentado em uma cadeira e mesa padrão. Sendo assim, esse modelo de mesa permite que esse usuário, ao passar as pernas esticadas por baixo da estrutura, realize com conforto a atividade desejada.

Pensando na situação de um setor de fisioterapia, onde muitos pacientes têm grandes reduções em seus movimentos, a inspiração em uma mesa de cama traz uma solução não só para o usuário/paciente, mas também para os profissionais que irão o atender. Como as pernas do usuário estarão razoavelmente livres - isso é, não será necessário botar o objeto em cima deste, sem nenhum tipo de suporte - o profissional poderá realizar a sessão de fisioterapia enquanto o paciente utiliza o produto.

Junto à mesa, encontra-se um quadro branco e magnético, que poderá ser utilizado pelo paciente tanto para escrever e desenhar com uma caneta quanto para grudar diversos tipos de ímãs, ou misturar as atividades e integrar os imãs a desenhos. Nesse quesito desenvolvido, é visado achar uma forma de melhorar a comunicação entre o paciente e o profissional a partir da comunicação alternativa, assim como oferecer uma distração lúdica ao paciente.

Também pode-se encontrar, na base do quadro, uma caixa para guardar os acessórios do produto - canetas, ímãs, apagador, etc. Assim, é facilitado a questão de armazenamento, principalmente das peças pequenas, que podem ser facilmente perdidas pelo seu tamanho.
CONSTRUÇÃO DE MODELO VIRTUAL
Modelo final
Utilização e validação do modelo físico pelo usuário
O produto foi testado no dia 27 de julho de 2022, com a paciente Morild Twilightbrewer (nome fictício), paciente com Paralisia Cerebral do tipo Hemiplegia. A recepção foi extremamente positiva por parte tanto do paciente quanto dos profissionais. A criança encantou-se com o produto a ponto de não querer largar quando a sessão chegou ao fim. A utilização foi extremamente intuitiva por parte da criança, com esta entendendo imediatamente a proposta do uso de imãs e das canetinhas para desenhar.

O produto foi testado em cima de um dos banquinhos do setor, um dos cenários da proposta inicial, onde a criança exercitou sua extensão (um dos alvos do tratamento dela) com os membros superiores e inferiores do lado direito. Os pés da mesa apresentaram-se totalmente estáveis e não derrapantes sobre a superfície e o quadro permaneceu imóvel durante o uso. Tudo ocorreu dentro do esperado e não houve dificuldades ou problemas notados por nenhum dos observadores.

Após isso, o produto também foi testado com a criança sentada nos colchões usados para tratamentos diversos no setor, outro cenário proposto pelo projeto. Novamente, o produto obteve sucesso no seu objetivo, oferecendo à criança conforto para o encaixe das pernas dela, além de estabilidade e altura satisfatórias para a execução da atividade.
Mesa-Baú
Published:

Owner

Mesa-Baú

Published: